24 de out. de 2011

Zumbi Ocupa Projeto Quixote!

É com muito prazer que compartilho com vocês o que aconteceu hoje, durante a ocupação do Projeto Quixote.
Fui convidada pelo amigo Bruno Pastore a fazer uma fala para o grupo em que ele é educador nesta instituição. É um grupo de aproximadamente 20 jovens, entre 15 e 19 anos, que esta discutindo o universo do trabalho.
O convite para falar sobre a Ocupação na Praça Zumbi teve dois focos principais: A consciência negra, e a organização de um "evento", eles estão pensando agora num projeto final e a idéia do Pastore foi apresentar um outro jeito de se organizar e realizar ações.
Iniciei a conversa perguntando o que o grupo sabia sobre Zumbi dos Palmares, que imagem faziam dele. A partir desta questão fizemos a brincadeira "QUAL A CARA DE ZUMBI?". Foi um desenho ditado, onde cada um desenhava uma parte do retrato de Zumbi e passava a folha adiante para o outro fazer a próxima parte ditada...
Até vesti a camiseta do avesso para ninguém colar no desenho...
E sairam dezenas de Zumbis...

 Em seguida propus que ocupassemos o espaço com os materiais referentes à Praça Zumbi dos Palmares. A galera topou e o espaço ficou bem bacana.

 Quilombo organizado, nos sentamos e fizemos as conversas, assistimos a alguns vídeos, vimos fotos, foi muito produtivo. Alguns participantes moram na Vila Nova Cachoeirinha, conheciam a praça e também não sabiam seu nome.

Ao final muitos estavam empolgados, tendo idéias e conversando sobre lugares onde poderiam acontecer ações parecidas.
Fiquei muito feliz com o resultado, estava bem nervosa, nunca tinha conduzido uma conversa, mas nessas oportunidades vejo o quão grande, bonita e potente é essa história que estamos construindo.
Parabéns a todos os que colaboram com esta construção. Continuemos em frente.
Obrigada ao Projeto Quixote e ao Bruno Pastore pelo convite. Obrigada aos jovens pela presença e boa vontade. 

Haaa! Neste blog os jovens têm colocado suas pesquisas e farão um registro de como foi o encontro:
 
AQUILOMBEMOS!

Um comentário:

  1. Valeu pela contribuição, tenho certeza que com a diversidade de "olhares" poderemos criar um mundo melhor no Agora, com encontros como esse!
    Abs,
    Roberto Madalena

    ResponderExcluir